- Área: 200 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Antonio Bouzas Barcala
-
Fabricantes: Leroy Merlín, Maxi products
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Insòlit 2019 é um festival de intervenções efêmeras que abriu as portas dos pátios de Palma à criatividade durante a primeira semana de julho. O projeto, com curadoria de Aina Bigorra, Erik Herrera e Pep Rovira, quer promover e mostrar de forma ativa e participativa o valor patrimonial de Baleares, através de ações criativas efêmeras.
A catenária e o arco é a intervenção efêmera realizada pelos arquitetos Manuel Bouzas e Santiago del Aguila no pátio do Can Balaguer (dos arquitetos Flores e Prats) em Palma de Mallorca. A proposta adota como referência os arcos de pedra do pátio, e os contrapõem com uma geometria inversa, a de catenárias formadas por leves malhas de aço, cobertas por acetatos que projetam uma luz quente no interior do pátio.
O Can Balaguer, projetado por Flores e Platz, se organiza ao redor de um pátio composto por uma sucessão de arcos de pedra. Nos interessam esses arcos. Propomos contrapor o arco com sua geometria inversa, a catenária:
Uma luta contra a gravidade, enquanto a outra a utiliza a seu favor.
Uma pesa, enquanto a outra é leve.
Uma se comprime, enquanto a outra se estica.
Uma é sólida, enquanto a outra é transparente.
Uma da sombra, enquanto a outra esbanja cor.
Uma nasce do solo, enquanto a outra vem do céu.
Uma já estava ali, enquanto a outra, ainda não.
A catenária e o arco.